Project Description

ROBERTO PAIVA

Embaixada do Chile em Portugal

Atualmente, Roberto Paiva exerce funções enquanto Chefe do Departamento Comercial da Embaixada do Chile em Espanha.

Roberto Paiva Reinero formou-se em Engenharia Comercial, com a vertente de Economia, pela Universidade do Chile, e fez um mestrado em Economia Internacional, pela Universidade de Grenoble II, em França.

Durante o seu percurso profissional, especializou-se nas áreas de comércio exterior e de relações internacionais. Entre 2010 e 2016, foi Diretor da Prochile, e de 2006 a 2010 desempenhou funções enquanto Diretor do Departamento Económico da Embaixada do Chile em Paris, França. Anteriormente, Roberto Paiva tinha sido Diretor de Relações Económicas multilaterais (2005-2006); Chefe do Departamento OMC (2003-2005) en Direção Geral de Relações Económicas Internacionais; Chefe da Missão do Chile na Comissão Europeia (2001-2003); e Chefe do Departamento de Comércio Exterior do Ministério de Economia do Chile (1996-2001).

Nos últimos anos, foi Diretor Conselheiro de Associação de Exportadores e Manufaturas e combinou a sua atividade profissional com o meio académico, ingressando, enquanto professor, na Academia Nacional de Estudos Políticos e Estratégicos (ANEPE), e na Universidade Andrés Bello e Diego Portales, além de participar como orador anual no Mestrado de Economia Internacional e Globalização da Universidade de Grenoble II, França.