Project Description

MARIA LORENA SEPULVEDA VILLA

PROCHILE

lorena-foto

Licenciatura em Engenharia Agrónoma, Mestrado em Gestão e Políticas Públicas, com cursos de especialização em marketing internacional e política comercial – OMC.

A sua experiencia laboral tem estado fortemente vinculada ao âmbito da projeção e implementação de políticas públicas em matéria de promoção de exportações e administração de Acordos de Complementação Económica. Neste sentido, e nos distintos cargos desempenhados dentro da Direção de Promoção de Exportações – ProChile – e a Direção Geral de Relações Económicas Internacionais – Direcon –, do Ministério de Relações Exteriores do Chile, tem-lhe correspondido:

  • Definir e implementar alinhamentos estratégicos institucionais para cumprir a missão de ProChile;
  • Projectar, elaborar e executar programas de promoção de exportações, especialmente no sector agropecuário e de alimentos;
  • Liderar as equipas humanas que desenvolvem estas tarefas;
  • Desenvolver a relação económica-comercial do Chile com a Bolívia, sob o cargo de Directora de ProChile na referida Oficina Comercial.
  • Administrar e implementar os Acordos Económicos com MERCOSUR e durante um breve período com toda América Latina.

Paralelamente, tem assessorado organismos regionais de promoção do comércio, tais como, ProParaguay e SEBRAE (Brasil) em matérias de promoção de exportações, tem proferido numerosas palestras na mesma matéria (Cprobol, Corpei, Exporta El Salvador, Promperú, otros), e tem realizado aulas de promoção de exportações, comércio exterior e inteligência competitiva.

En 1998 foi premiada pela Associação de Exportadores de Manufaturas e Serviços – ASEXMA – como Melhor Agregado Comercial do Chile no Exterior exercendo o cargo de Agregada Comercial do Chile na Bolívia. De Março de 2010 a Outubro de 2012 foi Subdirectora de Desenvolvimento de ProChile, período durante o qual exerceu como Substituta do Director da instituição.

Desde Outubro de 2012 até à data desempenha as funções de Agregada Comercial do Chile em Espanha.