Project Description

JOSÉ LUÍS SIMÕES

LS – LUÍS SIMÕES LOGÍSTICA INTEGRADA, S.A.

jls_foto-formal

José Luís Simões, o segundo de três irmãos, nasceu a 30 de Setembro de 1950, em Moninhos, Loures, onde dois anos antes, os seus pais iniciaram a sua atividade de transporte. É casado, tem 3 filhas e 5 netos.
Percorreu todas as funções na Luís Simões e assume com os seus irmãos a gestão da empresa familiar em 1973. Desde então tem contribuído a converter a Luís Simões numa referência nos setores de logística e transporte na Península Ibérica. É atualmente, e desde 1997, o Presidente do Conselho de Administração.
Como parte da sua formação destaca-se o curso de Gestão Estratégica no ISCTE (Instituto Superior do Trabalho e da Empresa), e a titularidade de Capacidade Professional de Transportes por la DGTE, ambos em Lisboa, Portugal em 1986.
Participou no PADE – Programa de Alta Direção de Empresa na AESE/IESE em 1992, em Lisboa e ADECA – Programa de Alta Direção da Cadeia Agroalimentar no Instituto San Telmo em 2007 em Sevilha. Anualmente assiste a cursos técnicos y comportamentais em Portugal e Espanha.
Foi Diretor Regional da ANTRAM – Associação do Transporte Rodoviário de Mercadorias em Portugal de 1980 a 1983 y Presidente da Assembleia Regional da ANTRAM de 1983 a 1986.
Atualmente é Diretor da APLOG – Associação Portuguesa de Logística desde 1996. Membro do Conselho Superior e Diretor da APEF – Associação Portuguesa de Empresas Familiares; Membro fundador em Portugal da Célula Portuguesa do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, da COTEC – Agência Portuguesa para a Inovação, do Rotary Club de Loures e é curador da Fundação Luso-Espanhola.
Recebeu em 2006 do Ex Presidente da República, Jorge Sampaio, a condecoração de Oficial da Ordem de Mérito Comercial, que representa o reconhecimento da Nação e do Estado pelo seu percurso pessoal e profissional em benefício da comunidade local e da humanidade.
Em 2005 recebeu o Prémio SIL (Salão Internacional da Logística, Barcelona) ao Melhor Empresário Internacional de Logística, pelas iniciativas e projetos desenvolvidos pela Luís Simões em Espanha.
AEP – Associação Empresarial de Portugal entregou-lhe a medalha de ouro em 2007.
Em 2014 foi distinguido com o Prémio Carreira na primeira edição dos Prémios da revista Logística Moderna.
É regularmente convidado a participar como orador em conferências sobre Logística, Transporte, Liderança, Gestão, Recursos Humanos e sobre a temática da gestão e sucessão de empresas familiares, entre outros.